domingo, janeiro 17, 2010

Cancro da Mama

Não lhes vou falar sobre o cancro da mama.

A história de duas mulheres que conheço estão muito presentes, neste dia. Uma lutou contra ele, e este acabou por vencê-la, esta semana. A outra, está a iniciar a sua luta.

Duas mulheres, mães, profundamente amadas pelos seus maridos, uma com 35 e outra com 53. Com vidas plenas.

Poderia falar sobre elas. Ficariam encantados! Vidas cheias.

Uma escreveu um livro sobre os passos da sua doença. Poderão encontrá-lo na quantasaúde: “Conceição Ramos, Uma Vida, uma luta para vencer!". (O valor do livro 10€, reverte na totalidade para a Liga Portuguesa contra o cancro).

A outra, tem uma família magnífica que a vai ajudar a curar.

Link para factores de risco

Link para auto-exame

Na quantasaúde não nos cansamos de abordar o tema da alimentação e sua contribuição para a saúde e uma vida com qualidade. Os nossos terapeutas, com formação em Biologia, Psicologia, Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia, Aromaterapia e Naturopatia, Nutrição Ortomolecular ..., têm dado o seu melhor contributo. Em todas as consultas são avaliados os hábitos alimentares, feito um diagnóstico, QI Alimentar, e entregue um plano de alimentação, uma tabela dos alimentos terapêuticos adaptados ao grupo sanguíneo e divulgados os alimentos que constituem uma dieta anti-degenerativa e anti-inflamatória.

O meu mais recente conhecimento é sobre a
Dieta Budwig.

http://en.wikipedia.org/wiki/Budwig

Hoje, partilhei com a minha filha toda esta informação. E, mãe e filha, sozinhas, neste Domingo, confeccionaram o “Creme Budwig” para o pequeno almoço. Adoramos! Ela, publicou no seu blog um post, que partilho.


"Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és!

Toda a gente anda sempre preocupada em emgarecer. Eu própria, ando sempre com isso em mente. Efectivamente não é difícil se fizermos as coisas certas nos momentos certos. O problema é que a comida má não engorda, apenas. Faz mesmo mal. E há imensas coisas que podemos mudar na nossa alimentação de forma a que esta seja mais saudável, não engorde, seja saborosa na mesma. Os alimentos têm propriedades fabulosas que evitam doenças, quando comidos da forma certa, como o cancro. O cancro, esse bicho monstruoso, a doença dos nossos dias. Confesso que me assusta muito. Principalmente, quando vejo morrer na minha família e à minha volta tanta gente com cancro. Hoje a minha mãe falou-me numa receita que aprendeu que tem os ingredientes certos para prevenir e para lutar contra o cancro. Nós tínhamos os ingredientes e experimentámos, e é óptimo. É indicada para o pequeno almoço ou para o lanche. E eu vou deixá-la aqui, porque a internet serve para isto mesmo, partilha. E quem sabe se não pode vir a ajudar alguém, como a tia das minhas primas que tanto lutou contra o cancro da mama e este acabou por vencê-la, esta semana.

Creme Budwig

Ingredientes:
2 colheres de sopa de requeijão
1 colher de sopa de óleo de linho

1 colher de sopa de sementes de linhaça

Fruta
5 a 10 nozes ou avelãs (ou mistura)

O passo mais importante da receita é o primeiro, misturar o requeijão com o óleo de linho, muito bem com a varinha mágica, durante 1 minuto. O objectivo é que não haja óleo separado do requeijão porque assim, é muito melhor absorvido pelas nossas células, onde pode fazer a tarefa que lhe compete.
Depois reduzem-se as sementes a pó na trituradora e mistura-se com o creme.

Por fim, junta-se a fruta em pedacinhos, sendo a fruta mais aconselhada mirtilos, morangos, amoras, framboesas, se bem que também se pode pôr pêssego, maçã, alperce, o que mais gostarem. E no fim as nozes partidas em pedaços grandes. Depois ou misturam tudo com a colher, ou comem assim, é a gosto. E se o creme estiver muito espesso pode-se juntar sumo de fruta ou um bocadinho de leite. E pode-se adicionar ainda mel, baunilha, canela...Só vos digo, é óptima.

As sementes de linhaça e o óleo de linho encontram-se à venda em qualquer lado, mesmo nos supermercados.


É preciso que cada vez mais as pessoas se convençam do poder da alimentação. A minha mãe toda a vida deu imensa importância a isso e acabou por se formar nessa área. Desde que abriu a clínica dela que eu ando ainda mais atenta. Porque a nossa vida é preciosa e só temos uma. E realmente não custa nada tratar melhor dela.

Deixo aqui dois links do youtube onde aparece a receita, passo a passo.
link1
link2