terça-feira, fevereiro 16, 2010

Naturopatia



As raízes filosóficas da Naturopatia remontam a Hipócrates (400 A.C.)

Hipócrates, considerado o pai da Medicina, foi o primeiro médico naturista.

Principais Terapias usadas em Naturopatia


Nutrição
- Incluindo jejuns.

Fitoterapia
- Extractos de plantas, óleos essenciais (Aromaterapia).

Terapia Ortomolecular
- “Consiste em proporcionar a cada pessoa a concentração ideal de substâncias que estão presentes no nosso corpo, com a finalidade de corrigir alterações e manter a saúde (Linus Pauling).

Hidroterapia
- Banhos, saunas, compressas, cataplasmas, irrigações do cólon, etc.

Terapias físicas
- Fisioterapia, osteopatia

Oligoterapia
- É uma prática terapêutica que utiliza, nas várias formas de administração, os Oligoelementos. Estes são substâncias que normalmente se devem encontrar no organismo em pequenas quantidades.
O simples facto do organismo estar carente dessa pequeníssima quantidade dá origem a patologias diversas por bloqueio das cadeias de reacções bioquímicas. São estas cadeias intrincadas que constituem o metabolismo do indivíduo.

Helioterapia
- método terapêutico que trata as enfermidades com luz solar.

Homeopatia
O médico alemão Dr. Samuel Hahnemann (1755-1843) descobriu uma forma especial terapêutica medicamentosa – A Homeopatia.

- Esta terapia consiste em activar a capacidade intrínseca de auto-cura do organismo e pode incrementar-se como uma terapia de estimulação ou regulação.

Deriva do Grego “homoios” – semelhante e “pathos” – doença.

Refere-se a um sistema holístico de terapia, que funciona como um estimulante suave e contínuo das forças naturais e regenerativas do corpo.

Biomesoterapia
- Aplicação local de uma pequena quantidade de medicamento homeopático, nos locais a tratar, em pontos de acupunctura.

Aplicações:

Sistema Músculo-Esquelético/Dor
Artrose Cervical
Artrose Mãos
Artrose da Anca
Artrose do Joelho
Artrose dos Pés
Lombalgia Aguda
Dor no Ombro
Dor no Punho
Dor no Joelho
Ciática
Epicondolite
Tendinites
Artrite Reumatóide
Torcicolo
Entorses/Distensões/Rupturas
Fracturas

Estética:

Acne
Emagrecimento
Tratamento de Celulite
Insuficiência Venosa e Varizes
Drenagem/Desintoxicação
Tratamento de Estrias
Recuperação da Firmeza Glúteos, barriga e braços
Tratamento Seios
Tratamento Anti-Age rosto


Acupunctura
- A Acupunctura consiste na colocação de pequenas agulhas, muito finas, em pontos especiais do corpo, a fim de melhorar o estado de saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do paciente.

No corpo humano existem várias centenas de pontos, ao longo de algumas dezenas de meridianos, que se encontram intimamente ligados aos órgãos e à sua energia ou a regiões anatómicas.

A acupunctura não causa dor. O acto de inserir a agulha através da pele, feito por um profissional habilitado, é indolor.

A acupunctura é muito eficaz no tratamento da dor. Partindo da base da Medicina Tradicional Chinesa de que a saúde é o equilíbrio entre os dois princípios – Yin e Yang - o acupunctor trabalha com vista a retirar o excesso de calor de determinadas zonas do corpo e a repôr calor nas zonas que estão frias. Faz mover os fluidos estagnados e estimula a circulação da energia e do sangue. O resultado é a redução da inflamação, alívio da dor e melhoria da mobilidade.

A Moxibustão é uma técnica de aquecimento dos pontos de acupunctura. Na China, não existe de forma isolada a palavra Acupunctura. Sempre se fala em “Agulha e Moxa”, simbolizando que, nos pontos de acupunctura, são utilizados, não somente, a agulha, mas qualquer estímulo físico ou químico. O aquecimento dos pontos fornece calor e energia para o corpo.
A moxibustão é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela humidade e para situações de deficiência de energia (convalescentes, doenças crónicas, pessoas fracas, pacientes idosos).

Dizem que os pacientes idosos devem receber primeiro algumas sessões de moxibustão para que as agulhas possam produzir os seus efeitos. Ou ampliando tal conceito, todas as pessoas devem fazer moxa em alguns pontos chave para recarregar as energias do corpo e prevenir doenças, pelo menos para os casos de traumatismos (entorses, contusões, contracturas, distensões), para dores reumáticas crónicas, para resfriados.

Lembramos uma frase muito citada “ quando a agulha não funciona, tenta-se a moxibustão e, se esta falhar, a ventosa!.

Enunciamos, apenas, alguns dos quadros clínicos em que a Acupunctura actua com sucesso:

Asma, Amenorreia, Anorexia, Ansiedade, Apresentação do feto, Bronquite, Bursite, Cefaleias, Contracturas, Controlo da dor aguda, Dismenorreia, Dor Ciática, Dores Musculares, Eczema, Efeitos Secundários da Quimioterapia, Enxaqueca, Enurese, Epicondolite (cotovelo tenista), Espasmos musculares, Fibromialgia, Fobias, Infertilidade, Insónia, Lombalgia, Nevralgia Intercostal, Nevralgia Trigémeo, Obstipação, Pânico, Paralisia Facial, Parestesias, Prurido, Recuperação de Sequelas de Acidente Vascular Cerebral, Recuperação Pós-Parto, Rinite, Síndrome de Meniére, Síndroma do Túnel Cárpico, Sintomas Menopausa, Sinusite, Tendinite, Tiques, Toxicodependências (drogas, álcool, tabaco), Tremores, Urticária, Zumbido.

• National Institute of Health, EUA, http://consensus.nih.gov/1997/1997acupuncture107html.htm
• American Academy of Medical Acupuncture, http://www.medicalacupuncture.org/acu_info/faqs.html#rec e http://www.medicalacupuncture.org/acu_info/hospconds.html


Outras Terapias


Técnicas de Massagens
- Massagem clássica, ayurvédica, shiatsu, reflexologia.

Feng Shui
- Planeamento e decoração do espaço para conseguir a harmonia e entorno ambiental.

Reiki
- É uma forma de terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objectivo de reestabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural; podendo eliminar doenças e promover saúde.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reiki

O que é a Medicina Natural?


“O médico do futuro não dará medicamentos, mas envolverá os pacientes no cuidado da constituição humana e da dieta e na causa e prevenção das doenças”
Thomas Edison.

Algumas explicações sobre o que é a medicina natural:

1. Acredita que o corpo possui uma capacidade de auto-cura;

2. É uma medicina simples, menos cara para a sociedade que promove a autonomia do paciente, educando-o para resolver os seus problemas de saúde com a ajuda do médico, mas sem depender dele (Dr. Pablo Saz);

3. A medicina natural é tanto uma forma de vida como um conceito de cura que emprega diferentes meios naturais para prevenir e tratar a doença (Dr. Pablo Saz);


Todo o organismo põe em marcha mecanismos de defesa que muitas vezes confundimos com doenças e apressamo-nos a suprimi-los:

Dor, Inflamação, Febre, Tosse, Espirrar, Vómito, Diarreia.

O organismo está todo relacionado consigo mesmo e com o meio ambiente. A terapia deve passar por recuperar essa relação. (Dr. Pablo Saz).


Para Dr. Hellmut Lutzner, tratar segundo o método naturista significa:


• Tratar com remédios da natureza.

Baseando-se na capacidade de auto-cura.

Princípios básicos da saúde

• Dieta saudável (evita inflamação)


• Higiene (eliminação de toxinas oxidativas, cancerígenas)

• Exercício físico (aumenta a energia, regula capacidade adaptativa)

• Exercício mental (estímulo auto-degenerativo)


• Dormir bem (regula processos mentais e físicos)

• Estado social (Fé, amizades, família, relações profissionais)


• Estado emocional ( ex. stress diminui imunidade)

• Objectivos pessoais, sonhos de vida, etc.


• Traumas psicológicos, etc.