sábado, junho 11, 2011

Ouvir o Corpo

Luis Basto, licenciado em Fisioterapia, quis ir mais longe no tratamento do Corpo Humano. Formou-se em Kinesiologia e em Osteopatia na Escuela Antiterapia de Madrid e no Instituto HYGEA em Vigo. Continua a frequentar formações e seminários mantendo-se sempre na vanguarda de novos avanços em terapias complementares.
Consultas disponíveis mediante marcação prévia, na quantasaúde.


 KINESIOLOGIA

A kinesiologia é uma ferramenta muito simples que permite perguntar ao corpo do paciente, a via mais adequada na hora de tratar a sua queixa e melhorar a sua capacidade de resposta. Perante um estímulo, o corpo pode mostrar um excesso, carência ou bloqueio no tonús muscular, nas cadeias musculares, pulsos, estática ou dinâmica. Na Kinesiologia o tratamento não depende dos conhecimentos do Terapeuta, mas sim das respostas que obtém do corpo do paciente. Estas respostas são obtidas através de testes musculares, depois de sujeitar o corpo do paciente a vários estímulos. Este diálogo entre Terapeuta e corpo do paciente permite aceder às verdadeiras causas, e aos problemas mais escondidos guardados dentro dele. Devolver a capacidade de adaptação e capacidade de processamento é o objectivo desta terapia, não trata doenças mas sim doentes, não trata os sintomas mas estimula o processos de auto-cura do organismo.
OSTEOPATIA

No nosso esquema corporal está gravado tudo o que sucedeu com o nosso corpo. Alguns dos momentos traumáticos da nossa vida devido à falta de capacidade de adaptação a um estimulo exterior, levam o nosso organismo a adaptar-se internamente para podermos continuar a viver sem aparentes limitações. Através da Osteopatia buscamos no corpo do paciente onde estão essas incapacidades, bem como adaptações que o corpo teve de fazer em determinado momento, mas que roubam energia preciosa à economia corporal. Onde nos dói não é onde está a lesão, mas sim onde o corpo se teve de adaptar, onde está não está. O Local da lesão é onde o corpo não teve possibilidade de adaptar, é onde está o verdadeiro problema, de nada serve tratar somente onde o corpo se adaptou sem resolver a incapacidade de adaptação que já existia antes. Através de vários testes musculares, testamos quais as estruturas corporais que necessitam de ser reguladas, e trabalhadas fisicamente.