sábado, julho 23, 2011

Como Fazer uma Massagem Ayurvédica com Óleos

A massagem diária com óleos faz parte da rotina tradicional no sistema ayurvédico. A massagem demora entre cinco e dez minutos e deveria ocorrer todas as manhãs antes do banho como forma de purificar e equilibrar todo o organismo, estimular a circulação e remover as impurezas.
O momento ideal é durante a manhã, antes do banho ou do duche.

Utilize óleo de sésamo extraído a frio, que poderá encontrar nas lojas de produtos naturais.

O óleo deve ser aquecido antes da utilização. A melhor forma é acondicioná-lo num frasco, colocando-o durante alguns minutos num recipiente com água quente.


Utilize a palma das mãos, em vez das pontas dos dedos, para massajar todo o corpo.


Genericamente, faça movimentos circulares nas zonas mais arredondadas do corpo (joelhos e cabeça), e movimentos rectilíneos nas zonas mais alongadas (pescoço e pernas).


Aplique a pressão moderada na maior parte das regiões do corpo e uma pressão mais leve na zona abdominal e do coração.


Comece pela cabeça. Coloque uma pequena quantidade de óleo nas suas mãos e massaje vigorosamente o couro cabeludo. Massaje toda a cabeça com a palma das mãos, executando movimentos circulares. Dedique mais tempo à cabeça do que às restantes partes do corpo.


Em seguida, passe ao rosto e aos lóbulos da orelha. Não se esqueça de colocar um pouco de óleo sempre que vai mudando de zona. Massaje a face com mais suavidade do que a cabeça.


Passe então às zonas posterior e anterior do pescoço, e à região superior da coluna vertebral. Neste momento, aconselho-o a espalhar o óleo aquecido pelas restantes partes do corpo, para que o mesmo vá sendo absorvido de forma gradual.


Massaje vigorosamente os braços com movimentos circulares nos ombros e nos cotovelos, e movimentos rectilíneos nas restantes zonas.


Seguidamente, passe à zona do peito e do abdómen que deverá massajar com suavidade, em movimentos circulares.


Por fim, passe à planta dos pés. À semelhança da cabeça, esta importante região do corpo merece um pouco mais de tempo. Massaje vigorosamente com as palmas das mãos.


A seguir tome um duche.

Energia Sem Limites, Deepak Chopra

quinta-feira, julho 21, 2011

Saúde Intestinal

    A herança mais importante dos nossos pais 



A flora tem de se estabelecer nos primeiros 20 dias de vida ou a imunidade pode ficar comprometida.

Dr. NatashaCambel-McBride (Gut and Psychology Syndrome) 
Caso Clínico:
A avó tem problemas digestivos moderados como resultado de modesta disbiose intestinal.

Ela passa flora anormal moderada à filha.

Decide não amamentar com leite materno porque na altura não era moda (não era considerado moderno).

A filha sofre de alergias, enxaquecas, SPM e problemas digestivos.

Quando atinge 16 anos começa a tomar a pílula (para além dos antibióticos que já tomou e a dieta de Fast-Food típica da sua geração).

Após 10 anos a tomar a pílula, decide ter um bebé, passando-lhe a flora anormal.

A bebé desenvolve problemas digestivos e imunológicos, que terminam em eczema, asma, autismo e outros problemas de aprendizagem.


Crianças amamentadas têm menor risco de alergias alimentares, respiratórias e dermatológicas

The Lancet, 346: 1065-1069, 1995


Recomendações da Medicina Natural na Gravidez:


Probiótico (tomar até ao fim da amamentação);


Fibra solúvel dietética;


Complexo B e não apenas ácido fólico;


Bom multivitamínico e mineral;


DHA.

sábado, julho 16, 2011

Tocar como uma mãe tocaria um filho

“Quando chegou a Commonweal Center na Califórnia para um retiro de sete dias, Linda, atingira o limite. Após várias intervenções cirúrgicas, quimioterapia e radioterapia, sentiu que nada lhe fora poupado.

- Fui cortada, envenenada e queimada – dizia, reduzindo à expressão mais brutal os tratamentos cujas marcas eram visíveis no seu corpo. Deixara de se ver ao espelho. Com cicatrizes no lugar dos seios, pele e osso e uma tez acinzentada …

A massagem fazia parte do tratamento, mas quando chegou o momento, Linda teve dificuldade em se despir. Não estaria demasiado repulsiva para ser observada? Quem iria querer tocar-lhe?

Porém, sob a luz filtrada, com um aroma de pureza libertado por óleos essenciais, e tranquilizada pelo sorriso doce e a expressão atenta de Michelle, Linda acedeu deitar-se numa marquesa, coberta com um lençol leve e mostrando “apenas as costas”.

Primeiro, Michelle colocou-lhe as mãos sobre a cabeça e massajou-lhe levemente as têmporas e o couro cabeludo. Linda descontraiu. Pouco a pouco, recuperou a confiança suficiente para se virar e mostrar o torso. Então Michelle colocou uma mão – gentil, forte e tranquilizadora – sobre o seu coração, na cicatriz onde outrora se encontrava o seu seio esquerdo. Deixou-a ficar durante vários minutos sem a mexer, centrada e presente. Linda sentiu essa mão suave e comoveu-se. Impercetivelmente, e depois cada vez com mais intensidade, libertou um imenso soluço. Então, Linda agarrou na mão de Michelle como uma criança que não quer que a mãe se vá embora…

Michael Lerner e a Drª Rachel Naomi Remen, que co-dirigem o Commonweal Center, dão uma grande importância à massagem que integraram totalmente no seu programa.

- Tocar – explica a Drª Remen – é uma forma muito antiga de curar. Tocar como uma mãe tocaria um filho.”
 Anticancro, Um novo estilo de vida, David Servan-Screiber



sexta-feira, julho 01, 2011

CORPO & MAIS FORMA - VERÃO NA QS

Para continuar, ou começar, a estar em forma e com menos peso, no Verão a QS oferece consultas de aconselhamento nutricional gratuito, e metade do preço na compra do segundo suplemento alimentar utilizado. Emagrecimento constante, e força de vontade...