sábado, outubro 29, 2011

acupuntura

O pássaro só voa graças à resistência do ar
Nguyen Van Nghi 

A Acupuntura através dos seus cerca de 1500 pontos, destaca-se como o principal método de prevenção e tratamento de qualquer patologia A sua eficácia reside no facto de corrigir a desregulação energética, combatendo assim a causa e a origem do desequilíbrio presente em qualquer doença.
É aconselhável efetuar com periodicidade, sessões de Acupuntura, para um reequilíbrio energético, basicamente nos períodos de:
  1. Mudanças de Estação pois há uma baixa de energia devido à transição de predominância da unidade energética;
  2. Nas transições das fases evolutivas, que no homem serão de 8 anos e na mulher, de 7 anos.

Na antiga China Imperial, os acupuntores tinham como obrigação não deixar nenhum dos seus pacientes adoecer e, se isso acontecesse, eram punidos com castigos exemplares.
Muitas são as teorias acerca da aparição da acupuntura. Os manuscritos que nos chegam até hoje, relatam-nos que durante um sonho, foi revelado ao Imperador Amarelo o trajeto principal dos Meridianos no corpo humano, tendo escrito o primeiro livro de que há registo sobre a Acupuntura: “Su Wen”.
Só no sec. XX foi possível comprovar o trajeto destes canais energéticos através de sofisticados aparelhos de deteção, que coincidiam exatamente com o das antigas teorias.

http://2.bp.blogspot.com/-iG8tB8B5o9c/TqBfzC-PtyI/AAAAAAAAAEE/hr-f5r_Upxg/s1600/moxibution.jpg

Sabia que...

«Em média, e dependendo da avaliação individual de cada doente, o tratamento de um caso de lombalgia ou cefaleia crónica envolverá cerca de seis a oito sessões, realizadas uma ou duas vezes por semana», explicam os coordenadores do curso de Acupunctura Médica Contemporânea, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa.

Acupuntura para Emagrecer

Em entrevista à revista Medicina&Saúde,  o Dr. Pedro Choy afirma que é mais fácil fazer regime quando se faz acupuntura:
«A angústia, a ansiedade, o stress e a falta de vontade, são fatores que levam à rutura do regime e, consequentemente ao seu insucesso. É sobre estes comportamentos que incide a parte psicológica de uma das técnicas utilizadas no emagrecimentoacupuntura para emagrecer», descreve Pedro Choy, acrescentando ainda que, no entanto, esta «técnica também incide sobre a parte fisiológica, uma vez que é necessário regularizar o trânsito intestinal (é de lembrar que um intestino lento significa maior absorção e logo ganho de peso), diminuir a absorção dos alimentos, regularizar o metabolismo, promover o equilíbrio hormonal e conseguir moderar o apetite». 
  

“É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão.”
"Pedro Choy chegou ao 4º ano de Medicina mas depois interessou-se mais por um curso de Medicina Tradicional Chinesa, na Universidade de Marselha. Os outros dois irmãos são médicos e a irmã é bióloga e uma das mais reputadas investigadoras na área da genética. Uma família de vencedores. Talvez porque o pai sempre lhes tenha exigido o máximo, que fossem os melhores. Talvez porque cresceram a ver a mãe num empenho extraordinário para cuidar de quatro filhos numa terra estranha, onde era vista como um extraterrestre. Ninguém diria que o homem por detrás do nome nasceu pobre. Mas nasceu. Muito pobre. A prova provada de que é possível mudar o destino. Ou, como diz o provérbio chinês: “É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão.”

Entrevista publicada na revista Nós, do jornal i, de Sábado, 27 de Fevereiro de 2010

Em homenagem ao Dr. Pedro Choy, que granjeou a acupuntura ao seu mais alto nível, formada pela sua universidade, seguidora dos seus princípios, em formação recente de Estudos Pós-Graduados em Medicina Energética, pelo Instituto Van Nghi, é minha intenção dar a conhecer esta ciência milenar, proporcionando à comunidade que me acolheu, condições especiais em sessões de acupuntura, numa data em que assinalamos a passagem do nosso 5º aniversário. Fale comigo.
Ana Vasconcelos
Quantasaúde Paredes
255783513/ 935824746


terça-feira, outubro 18, 2011

Sono e Luz

A melatonina é produzida pela glândula pineal, no escuro, ou seja, na ausência de luz.

Quando não havia luz artificial, o ser humano ia se deitar quando escurecia e acordava ao amanhecer. 

O sono durante a noite é muito importante, especialmente entre as 3 e 5 horas da manhã, período em que a hormona melatonina é produzida com mais intensidade. 

Sob a influência da melatonina, outra hormona é produzido pela pituitária: a do crescimento, responsável pelo crescimento das crianças e jovens e, em adultos, estimula as funções imunológicas. Além disso, leva o sistema imunológico a recuperar e curar quando sobrecarregado.

Se não dormimos profundamente ou em ambientes que não estejam completamente escuros, inibimos a libertação de melatonina no corpo. 

Não deve haver sequer a luz da rua entrando pela janela, ou rádio-relógio iluminando o quarto. A escuridão deve ser completa.

MELATONINA E SONO

A melatonina é uma hormona amplamente usada como suplemento alimentar que contribui para aliviar a insónia.

Também há evidência de que a melatonina pode ter acção antioxidante e ajudar a abrandar o processo do envelhecimento.

Os jovens, especialmente as crianças, produzem grandes quantidades desta hormona razão pela qual dormem tanto e tão profundamente. 

A capacidade de adormecer rápida e profundamente é fundamental para o rejuvenescimento do nosso corpo, pois permite uma produção maior de hormona de crescimento, e dado que a melatonina é o nosso relógio biológico permite fazê-lo em tempo útil. 

À medida que envelhecemos perdemos a capacidade de produzir melatonina, razão pela qual é imperioso substituí-la.

Esta é uma das razões pela qual os adultos têm dificuldade em adormecer. 

Estudo após estudo, se prova que a falta de sono pode levar a inúmeras doenças e ao envelhecimento precoce. Mas não é tudo, pois parece haver um efeito modelador benéfico sobre a carcinogénese.
Dr Luiz Romariz, MELATONINA E SONO.  

sexta-feira, outubro 07, 2011

não encolha a sua alma ...

Por volta do ano 1930, o Dr. Edward Bach descobriu um novo sistema terapêutico de 38 extratos florais para prevenir doenças, procurando sobretudo combater as causas emocionais que as originam. Desde muito cedo se interessou pelo sofrimento e pela falta de cuidados médicos das classes menos favorecidas decidindo estudar medicina na Faculdade de Birmingham onde ingressou em 1906. A sua visão particular da Medicina, que não se parecia em nada com os procedimentos ortodoxos da época, levou-o a investigar novos caminhos para combater doenças, procurando afastar-se dos métodos agressivos e dolorosos que aliviavam os sintomas, mas não as causas.  

A relação que existe entre a Alma e o Corpo e a harmonia entre a Alma e a Personalidade é a base filosófica deste sistema que não entende o Homem como um ser afastado da Natureza, mas sim como um ente relacionado com toda a manifestação.
    
"A minha intenção ao ir para Londres era mesmo conhecer a casa do Dr. Edward Bach, em função da minha relação com os Florais (e paixão).  O lugar, Brightwell-cum-Sotwell, fica a 45 minutos de trem (até Didcot Parkway) e mais 10 minutos de táxi.  A casa é pequenina e adorável.  Pude sentir a energia, o cheiro, o clima, a calma em que o Dr. Bach vivia para conseguir desenvolver os seus estudos em todos aqueles anos.  O quintal tem plantas, flores, árvores frutíferas em estado natural – não é nada cortadinho como nos parques. Somente pássaros cortam o silêncio profundo e muito de vez em quando um automóvel passa pela ruazinha estreita. Os móveis da casa foram, na sua maioria, feitos pelo próprio Doutor e a arrumação dos principais cómodos permanece como naquela época.  A vizinhança é composta de casas afastadas umas das outras, cercadas de plantas, envoltas em paz ..."