A massagem diária com óleos faz parte da rotina tradicional no sistema ayurvédico. A massagem demora entre cinco e dez minutos e deveria ocorrer todas as manhãs antes do banho como forma de purificar e equilibrar todo o organismo, estimular a circulação e remover as impurezas.
O momento ideal é durante a manhã, antes do banho ou do duche.
Utilize óleo de sésamo extraído a frio, que poderá encontrar nas lojas de produtos naturais.
O óleo deve ser aquecido antes da utilização. A melhor forma é acondicioná-lo num frasco, colocando-o durante alguns minutos num recipiente com água quente.
Utilize a palma das mãos, em vez das pontas dos dedos, para massajar todo o corpo.
Genericamente, faça movimentos circulares nas zonas mais arredondadas do corpo (joelhos e cabeça), e movimentos rectilíneos nas zonas mais alongadas (pescoço e pernas).
Aplique a pressão moderada na maior parte das regiões do corpo e uma pressão mais leve na zona abdominal e do coração.
Comece pela cabeça. Coloque uma pequena quantidade de óleo nas suas mãos e massaje vigorosamente o couro cabeludo. Massaje toda a cabeça com a palma das mãos, executando movimentos circulares. Dedique mais tempo à cabeça do que às restantes partes do corpo.
Em seguida, passe ao rosto e aos lóbulos da orelha. Não se esqueça de colocar um pouco de óleo sempre que vai mudando de zona. Massaje a face com mais suavidade do que a cabeça.
Passe então às zonas posterior e anterior do pescoço, e à região superior da coluna vertebral. Neste momento, aconselho-o a espalhar o óleo aquecido pelas restantes partes do corpo, para que o mesmo vá sendo absorvido de forma gradual.
Massaje vigorosamente os braços com movimentos circulares nos ombros e nos cotovelos, e movimentos rectilíneos nas restantes zonas.
Seguidamente, passe à zona do peito e do abdómen que deverá massajar com suavidade, em movimentos circulares.
Por fim, passe à planta dos pés. À semelhança da cabeça, esta importante região do corpo merece um pouco mais de tempo. Massaje vigorosamente com as palmas das mãos.
A seguir tome um duche.
Energia Sem Limites, Deepak Chopra
Nenhum comentário:
Postar um comentário