quinta-feira, agosto 25, 2011

It is hard to say goodbye to Servan-Schreiber



“…’Cura’ é uma palavra com muito poder. Não seria presunçoso demais um médico usar tal palavra no título de um livro sobre stress, ansiedade e depressão? Pensei muito sobre a questão. … Para mim, ‘cura’ significa que os pacientes não estão sofrendo mais daqueles sintomas de que se queixavam quando me consultaram pela primeira vez, e que tais sintomas não voltarão depois que o tratamento terminar. 


“Quando sentimos de um jeito visceral – emocionalmente – a conexão com aqueles à nossa volta, a nossa fisiologia automaticamente alcança a coerência. 


“…Mas a influência dos outros sobre – e contribuição para o nosso próprio equilíbrio emocional não se limita à nossa família nuclear. 

De facto, quanto mais bem integrados estamos na comunidade da qual queremos cuidar – e mais forte é o nosso sentimento de desempenhar um papel nela que seja importante para os outros -, mais facilmente superamos os nossos sentimentos de ansiedade, desespero e inutilidade.
Curar o Stress, a Ansiedade e a Depressão sem Medicamentos nem Psicanálise, David Servan-Schreiber 
It is hard to say goodbye to Servan-Schreiber, who kept asking the right questions and inspired us with his optimism and belief in change. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário