“…’Cura’ é uma palavra com muito poder. Não seria presunçoso demais  um médico usar tal palavra no título de um livro sobre stress, ansiedade  e depressão? Pensei muito sobre a questão. … Para mim, ‘cura’ significa  que os pacientes não estão sofrendo mais daqueles sintomas de que se  queixavam quando me consultaram pela primeira vez, e que tais sintomas  não voltarão depois que o tratamento terminar. 
“Quando sentimos de um jeito visceral – emocionalmente – a conexão  com aqueles à nossa volta, a nossa fisiologia automaticamente alcança a  coerência. 
“…Mas a influência dos outros sobre – e contribuição para o nosso  próprio equilíbrio emocional não se limita à nossa família nuclear. 
De  facto, quanto mais bem integrados estamos na comunidade da qual queremos  cuidar – e mais forte é o nosso sentimento de desempenhar um papel nela  que seja importante para os outros -, mais facilmente superamos os nossos  sentimentos de ansiedade, desespero e inutilidade.”
Curar o Stress, a Ansiedade e a Depressão sem Medicamentos nem Psicanálise, David Servan-Schreiber 
It is hard to say goodbye to Servan-Schreiber, who kept asking the right  questions and inspired us with his optimism and belief in change. 


Nenhum comentário:
Postar um comentário