terça-feira, outubro 18, 2011

Sono e Luz

A melatonina é produzida pela glândula pineal, no escuro, ou seja, na ausência de luz.

Quando não havia luz artificial, o ser humano ia se deitar quando escurecia e acordava ao amanhecer. 

O sono durante a noite é muito importante, especialmente entre as 3 e 5 horas da manhã, período em que a hormona melatonina é produzida com mais intensidade. 

Sob a influência da melatonina, outra hormona é produzido pela pituitária: a do crescimento, responsável pelo crescimento das crianças e jovens e, em adultos, estimula as funções imunológicas. Além disso, leva o sistema imunológico a recuperar e curar quando sobrecarregado.

Se não dormimos profundamente ou em ambientes que não estejam completamente escuros, inibimos a libertação de melatonina no corpo. 

Não deve haver sequer a luz da rua entrando pela janela, ou rádio-relógio iluminando o quarto. A escuridão deve ser completa.

MELATONINA E SONO

A melatonina é uma hormona amplamente usada como suplemento alimentar que contribui para aliviar a insónia.

Também há evidência de que a melatonina pode ter acção antioxidante e ajudar a abrandar o processo do envelhecimento.

Os jovens, especialmente as crianças, produzem grandes quantidades desta hormona razão pela qual dormem tanto e tão profundamente. 

A capacidade de adormecer rápida e profundamente é fundamental para o rejuvenescimento do nosso corpo, pois permite uma produção maior de hormona de crescimento, e dado que a melatonina é o nosso relógio biológico permite fazê-lo em tempo útil. 

À medida que envelhecemos perdemos a capacidade de produzir melatonina, razão pela qual é imperioso substituí-la.

Esta é uma das razões pela qual os adultos têm dificuldade em adormecer. 

Estudo após estudo, se prova que a falta de sono pode levar a inúmeras doenças e ao envelhecimento precoce. Mas não é tudo, pois parece haver um efeito modelador benéfico sobre a carcinogénese.
Dr Luiz Romariz, MELATONINA E SONO.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário