terça-feira, fevereiro 21, 2012

quintessência


Mais ou menos na altura em que o Dr. R. M. Gattefossé escreveu o seu primeiro livro sobre aromaterapia, Alexandre Fleming descobriu a penicilina antibiótica. Tratava-se também de uma cura “natural”, tendo sido isolada a partir de uma cultura de fungos. Hoje em dia, como é óbvio, já não se utiliza a penicilina natural, pois os seus constituintes já foram identificados há muito tempo e são agora sintetizados em laboratório. Talvez seja esta a razão porque várias pessoas têm reações alérgicas à penicilina, resultando em eczemas e inchaços: a variedade artificial é consideravelmente mais forte do que a natural.

E é por esta razão, que na minha opinião, a medicina se está a voltar de novo para os remédios naturais. Utilizando uma forte droga sintética para matar bactérias prejudiciais é como partir uma noz com uma marreta, as drogas não só matarão a bactéria prejudicial, como destruirão as bactérias benéficas presentes no nosso corpo.

Os remédios naturais, como os óleos essenciais, por outro lado, podem agir mais lentamente do que um antibiótico, mas ao matar a bactéria ou vírus, não destroem mais nada. De facto, estimulam o sistema imunitário fortalecendo para futuros ataques.

Infelizmente, chegamos a um estado em que  esperamos curas instantâneas e em que pensamos que as únicas medicinas valiosas são as sintéticas, que vêm na forma de um comprimido. Assim, muitos têm dificuldade em acreditar que os óleos essenciais de plantas são tão eficazes, ou mais, do que estas medicinas. Podem demorar mais a mostrar resultados, mas não causam efeitos secundários. 

Hoje, a aromaterapia é praticada mundialmente, contudo na produção mundial de óleo essencial, os principais países produtores são a Espanha, França, Itália, Bulgária, Brasil, Usa, China e a Índia. Na produção dos óleos exóticos podemos destacar Madagáscar e Ilhas Comores, produtoras do ylang-ylang. O Egito e Marrocos são conhecidos pelos seus óleos de gerânio e rosas. A Austrália é o principal produtor de tea-tree. O Brasil atualmente produz os seguintes óleos essenciais: laranja, tangerina, bergamota, lima, cravo da índia, eucalipto globulus, hortelã - pimenta, palmarosa, limão, e citronela.
 
A busca pela “quintessência” ou segredo da vida traz o desenvolvimento da química e medicina.

Acreditava-se que havia uma quintessência ou um quinto elemento que formava os corpos celestiais e penetrava em todas as coisas.
YLANG-YLANG
En el idioma malayo, ylang-ylang significa "flor de flores", haciendo referencia a que ningún árbol produce flores con una fragancia más fresca e intensa. Es originario del sudoeste asiático. En Indonésia, es costumbre esparcir flores de Ylang-ylang sobre la cama de las parejas recién casadas en su noche de bodas.                                                                   


VÉTIVER 
 A nível emocional se trabaja en la zona del ombligo; nos da fuerzas para hacer algo que hayamos determinado cuando tenemos el mundo en contra. 
Fortalece las uniones sexuales porque potencia la comunicacíón.

TEA TREE
aplicações: herpes, micoses, fungos, pé-de-atleta, verrugas, acne, infeções vaginais, sinusite, artrite, gripe, bronquite ...
EFEITOS NO ESPÍRITO
Muito útil para traumas que se fixam no plexo solar e no abdómen. Ajuda a eliminar traumas passados.
"É como o betadine, aplica-se em tudo", afirma Raquel Costa, a mentora da aromaterapia, em Portugal.
www.quantasaude.blogspot.com 
http://quantasaude.blogspot.com/view/snapshot


Nenhum comentário:

Postar um comentário